• Copa Paraná de Karatê •
16 de novembro de 2022

Segunda Fase da Copa Paraná de Karatê Wadô-Ryu 2022 Foi Realizada em Boa Esperança do Iguaçu Com 342 Participantes

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Vídeo e Foto Iguaçu - Valério Antonio Zorzan.

Neste domingo, 13 de novembro de 2022, Boa Esperançado Iguaçu, recebeu a 2ª Fase da Copa Paraná de Karatê de Wadô-Ryu 2022.

No Ginásio de Esportes Elias Alberton, com abertura às 08hs e 30min, o evento que seguiu até às 20hs e 30 min., contou com 342 atletas, de 16 Municípios do Paraná, além de 50 árbitros e mesários.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi) que também é karateka, parabenizou os 29 atletas karatekas de Boa Esperança do Iguaçu que participaram desta fase da Copa Paraná em diferentes categorias. O Prefeito, também agradeceu os pais e familiares pelo apoio e participação no evento, apesar de toda a chuva do final de semana, o ginásio estava lotado. Boa esperança do Iguaçu, ficou com a 4ª colocação geral na competição, comemorou o Prefeito que estava acompanhado da Primeira Dama do Município, Cleonizete Totti Trumi.

Na Mesa de Honra, a Vice Prefeita, Odilmara T. Dreves Freitas, o Ex Prefeito, Claudemir Freitas, o Diretor de Esportes, Leandro Carlos Cecato, o Professor, Francisco Alves Pereira, Diretor Técnico do Paraná da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei e Membro da Comissão Nacional Wadô-Ryu e Antoninho Cavalheiro, da Federação Paranaense de Karatê.

Na classificação geral, Francisco Beltrão ficou com a primeira colocação, Dois Vizinhos em segundo e Salto do Lontra em terceiro. Em cada disputa, cada atleta que classificasse em sua categoria, somava um ponto para sua cidade. O professor Kassio Alessi Dresch Pereira, comentou um pouco sobre seu papel no evento. Eu sou arbitro, nesse em especial eu fui organizador, atleta e pai de atleta, passei em todos os estágios, minha filha também competiu e eu senti um pouco de cada emoção em cada parte do evento. Ele lembrou ainda, que os árbitros de Karatê não são remunerados, eles se doam ao evento, em prol do esporte.

Kassio, que é professor de karatê há muitos anos em Boa Esperança do Iguaçu, explicou como é a competição. As competições do Karatê, são duas modalidades que o karateka compete, o Kata é uma sequência de movimentos, técnicas de ataque e defesa e o Shiai kumite, que é luta em si, a modalidade desportiva com regras e limitações. E no caso das crianças abaixo dos 10 anos que fazem o pré-kumite, que é uma preparação das crianças para o Kumite. É uma luta de grampinhos, colocamos três grampinhos no kimono de cada um, e eles tentam tirar um do outro e se defender. Kata por equipes, três karatekas demonstram os katas, essas demonstrações devem ser em total sintonia, sincronia, tempo, explosão, movimento rápido e forte.

Fica por fim, agradecimento especial ao Professor Kassio, organizador da competição e parceiro do Município. Há anos, ele realiza atividades de artes marciais, com crianças e adolescentes. Também a parceria com o Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, onde a Diretora Zete, cedeu sala para a realização das atividades desses alunos, por período em que o mesmo não tinha na época espaço para as aulas.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Comissão Organizadora.