• UTFPR de Dois Vizinhos •
18 de março de 2023

Prefeito Giva de Boa Esperança do Iguaçu Participou na Universidade UTFPR de Dois Vizinhos do Lançamento do Vestibular

Texto Ademir Ribeiro e Texto e Fotos da Assessoria da UFTPR e Divulgação do Vestibular.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) volta, em 2023, a realizar vestibular para seleção de novos alunos. O edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2023 foi publicado na terça-feira, 14 de março de 2023, com oferta de 3.006 vagas em 107 cursos de 13 campi.

O último vestibular da instituição de ensino superior havia sido realizado no segundo semestre de 2009 e, do primeiro semestre de 2010 até o primeiro de 2023, a universidade selecionou novos estudantes exclusivamente pelo Sisu.

O Prefeito Givanildo Trumi, participou da entrevista coletiva de lançamento do vestibular na UTFPR de Dois Vizinhos, que fica na estrada de acesso à Boa Esperança do Iguaçu. O Prefeito lembrou da importância do ensino superior, em especial aos nossos jovens e da estrutura disponível há apenas alguns quilômetros de nossa cidade.

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 deverão ser realizadas pelo Portal da UTFPR, de 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. Durante a inscrição, será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção e também entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna. Neste período, o candidato deverá optar por uma das três modalidades: ampla concorrência, cotista ou treineiro.

Pelo menos metade das 3.006 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Haverá locais de provas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

De acordo com a UTFPR, a justificativa para voltar a realizar o vestibular é oferecer mais uma possibilidade de ingresso na Universidade, fortalecer as relações com as comunidades locais onde estão situados os campi e contribuir para a curricularização da extensão, que exigirá o desenvolvimento de projetos de impacto na comunidade ao longo da graduação.

CAMPUS DOIS VIZINHOS

Em Dois Vizinhos, a oferta no Vestibular de Inverno 2023 será de 186 vagas em seis cursos de graduação: Agronomia, Bacharelado em Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Biológicas e Zootecnia.

O campus duovizinhense, com 191,3 hectares de terra, conta com cerca de 30.000 m2 de área construída que garantem a qualidade do ensino, pesquisa e extensão. O campus possui salas de aula climatizadas, mais de 50 laboratórios modernos e 30 Unidades de Ensino e Pesquisa distribuídas na fazenda experimental, acervo bibliográfico com mais de 24 mil exemplares, além de acesso à base de dados internacionais, setores administrativos e pedagógicos, refeitório, centro de convivência, áreas de estudo e lazer para proporcionar ensino, pesquisa e extensão de excelência.

São mais de 250 servidores entre professores efetivos e colaboradores, técnicos administrativos e terceirizados. O campus se destaca por possuir mais de 90% do corpo docente com titulação de doutorado.

No decorrer de sua formação, na UTFPR campus Dois Vizinhos, o aluno tem a possibilidade de participar de projetos com bolsas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, a UTFPR oferece aos seus alunos, apoio psico-pedagógico e assistência estudantil, alimentação de qualidade com preço acessível no restaurante universitário, além de uma série de atividades esportivas, artísticas e culturais que proporcionam a permanência dos acadêmicos na universidade.

Os alunos em vulnerabilidade social ainda podem concorrer a auxílio estudantil, auxílio moradia e auxílio instalação. Os estudantes também podem participar de programas de Mobilidade Estudantil Internacional e Dupla Diplomação, ampliando a troca de conhecimentos e experiências.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Assessoria da UTFPR.

Fonte: Assessoria de Comunicação.