• Influenza Aviária •
23 de março de 2023

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário Realizou Reunião em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Na quinta-feira, 09 de março de 2023, na Câmara de Vereadores, foi realizada importante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Boa Esperança do Iguaçu.

Estiveram presentes representantes das Comunidades de Linha Salvático, Fazenda Veronese e Morro Azul, além de representantes de Associação de Agricultores, do Departamento de Agricultura, IDR – Paraná e do Sindicato dos Agricultores Familiares.

O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, o Técnico do IDR – Paraná, no Município, Valdisio Candido Moreira, agradeceu a presença de todos(as) na reunião e desejou bom trabalho a todos no ano que se iniciava com o encontro.

Em pauta, assuntos relacionados a agricultura e pecuária do Município.

Em avaliação a área produtiva e as atividades que se destacam em posição, quanto ao valor bruto da produção – VBP, do Município, a exemplo do frango de corte, grãos, leite e ovos, tendo como base na avaliação os dados oficiais da SEAB/DERAL de 2021 (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná / Departamento de Economia Rural.

Outro tema importante informado ao Conselho, foi sobre a situação da Influenza Aviária (Gripe Aviária), em que o Fiscal da Agência de Defesa Agropecuária - ADAPAR, o Médico Veterinário, Eduardo Alan Woytowicz Czyrik, fez uma explanação sobre os riscos de o vírus chegar ao Brasil pelas rotas migratórias das aves costeira de acesso ao continente. Ele falou ainda, dos sintomas apresentados nas aves, a atenção por parte dos criadores de aves e repasse das informações aos órgãos responsáveis tanto em apoio como de fiscalização, caso alguma suspeita em mortalidade de aves venha a ser detectado.

O Médico Veterinário, relatou ainda, que alguns países vizinhos ao Brasil, já confirmaram presença da doença em aves e inclusive, em humanos.

O Diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Valmor Tessaro, falou da importância do trabalho do Conselho e da necessidade de todos(as), em especial os avicultores do Município, em prestar atenção para possíveis casos de Influenza Aviária, que traria prejuízos imensos aos produtores e a economia do Município, do Estado e do Brasil.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Diretoria do Conselho Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação.