• Encontro •
23 de junho de 2006

Encontro com Proprietários Lindeiros ao Rio Mico define Ações de Saneamento.

Dos proprietários presentes ao Encontro
O Departamento Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo do Município de Boa esperança do Iguaçu, promoveu recentemente encontro com os proprietários de lotes urbanos que são lindeiros ao Rio Mico que corta a cidade, rio este que também abastece a cidade com a captação da água antes de o mesmo entrar na área urbana.

O Encontro segundo a Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Recursos e Turismo Loire Biavatti Francischini tem por objetivo primeiramente esclarecer sobre as normas da Vigilância Sanitária com relação a questão e ainda normas ambientais que envolvem os proprietários de lotes lindeiros ao rio, que devem obedecer a legislação ambiental que mesmo sendo esta área urbana é necessário alguns cuidados com a preservação e conservação da mata ciliar ou reposição da mesma e pontos onde foi destruída.

Já com relação às normas da Vigilância Sanitária o Encontro teria presente para falar sobre o assunto representantes da 8ª Regional de Saúde que não puderam estar presentes e foram representados pelos Senhores José dos Santos e Jandir Salvador Sandri ambos são Inspetores de Saneamento da Vigilância Sanitária Estadual e prestam serviços ao Município de Dois Vizinhos que no encontro falaram sobre diversos assuntos ligados a vigilância sanitária e cuidados com a saúde, nestes assuntos foram tratados alguns casos de proprietários que despejam esgoto diretamente no rio, criação de animais e lixo de diversas espécies que acabam poluindo o ambiente de em torno do rio e água, segundo eles é necessário um trabalho que deverá ser iniciado imediatamente de conscientização e estruturação desses imóveis com construção fossas e outras melhorias.

Segundo o responsável técnico da Vigilância Sanitário do Município Volnei A. Tessaro esses proprietários já foram notificados e um trabalho será feito para que essas ações aconteçam como complemente a Diretora do Departamento Municipal de Saúde Leonice Rufatto.

O Encontro envolveu também técnicos do Setor de Agricultura e o Diretor do Departamento Municipal de Viação, Obras e Urbanismo Ivair Dreves que auxiliara nas ações que visam estabelecer metas que resolvam o problema ai existente inclusive com notificações e até multa aplicada pela Vigilância e Meio Ambiente se necessário.